4 Dicas práticas para programar o seu cérebro a manter o foco

Categoria: 

Existe uma frase famosa no mundo do empreendedorismo que diz: “Trabalhe o que goste e nunca precisará trabalhar”. Mas isso nem sempre é verdade. Mesmo que você ame empreender e tenha paixão pelo que faz, é comum que se sinta mentalmente carregado e acabe cedendo às distrações.

Manter o foco pode ser difícil na rotina de um empresário. É preciso lidar com funcionários, clientes, fornecedores, e-mails, telefonemas e redes sociais exigindo sua atenção. Até mesmo quem é MEI (Micro Empreendedor Individual) e trabalha sozinho na maior parte do tempo pode se distrair facilmente.

Em meio a correria do dia a dia, é preciso parar um momento para entender as limitações do nosso cérebro e trabalhar em torno delas para melhorar nosso foco e aumentar a produtividade.

O foco não é um dom natural, mas sim uma habilidade que deve ser aprendida e praticada constantemente. Quer saber como é possível adquirir essa habilidade? Eu explico!

 

Como funciona o cérebro

Antes de começar a programar seu cérebro para ser mais focado é preciso entender como ele funciona.

A parte mais evoluída do cérebro é o córtex pré-frontal, que comanda as funções cognitivas consideradas exclusivas dos humanos. Por exemplo, raciocínio lógico, capacidade de estabelecer metas complexas, de planejar o futuro, controlar os impulsos instintivos, tomar decisões pensadas e organizar as atividades.

Nessa área, também está localizada a nossa capacidade de concentração e atenção, fundamental para manter nosso foco em atividades importantes.

Mas se o nosso córtex pré-frontal é um centro de controle tão evoluído, porque ele se sente sobrecarregado e permite que a gente se renda às distrações?

Primeiro, porque o número de pessoas que fazem trabalho físico diminuiu, enquanto o número de pessoas que utilizam o conhecimento como ferramenta de trabalho aumentou. Ou seja, a demanda por funções cerebrais no ambiente de trabalho está maior.

Outro fator é que, cada vez mais estamos nos tornando pessoas multitarefa. Realizamos muitas coisas ao mesmo tempo e nem sempre conseguimos fazer tudo com a qualidade ideal.

O nosso cérebro nos fornece uma certa quantidade de foco em determinado momento. Quando dividimos esse foco entre muitas tarefas, temos um rendimento menor do que se tivéssemos usado em uma única atividade.

Podemos acrescentar também, o fato de que hoje em dia existem mais distrações, principalmente no mundo digital. Um simples toque no celular faz o cérebro se distrair e entender que aquilo é o mais importante no momento.

 

Dicas para manter o foco

Sim, é possível reprogramar seu cérebro para fugir das distrações e se concentrar no que realmente é prioritário no momento.

A seguir, separei algumas dicas práticas para você usar no seu dia a dia e aumentar sua capacidade de manter o foco. Pratique os exercícios diariamente, se esforce e tenha paciência. Assim você terá uma rotina mais produtiva e mantem a motivação para empreender.

 

1.Faça um planejamento do seu dia com antecedência

Quem deseja empreender precisa ter comprometimento com o seu objetivo e plano de negócios. O primeiro passo para não se desviar nesse caminho é por meio da organização diária.

Começar o dia de trabalho sabendo o que precisa fazer pode poupar muito tempo e melhorar seu rendimento.

Na noite anterior, liste as principais tarefas que precisa realizar no dia seguinte. Considere o nível de dificuldade e o tempo que leva para executar cada uma. Lembre-se que o planejamento precisa ser realista!

Então não basta anotar uma série de coisas e chegar ao fim do dia ser ter feito a maioria. É claro que imprevistos acontecem. Pode surgir alguma urgência ou você leva mais tempo do que imaginava em uma tarefa.

O mais importante é que você veja esse planejamento não apenas como um roteiro para o seu dia, mas também uma forma de seguir seu plano de negócios.

 

2.Comece pelas tarefas mais difíceis

Começar o dia com as atividades que exigem criatividade ou concentração pode ser mais produtivo.

Nosso cérebro tem tendência a se desgastar à medida que o usamos. Por isso, é mais vantajoso usar a sua concentração logo no começo do dia e deixar as tarefas mais simples para o final do dia, quando você e seu cérebro estão mais cansados.

 

3.Divida sua jornada de trabalho

Nosso cérebro é capaz de manter o foco em uma determinada tarefa durante 50 a 60 minutos. Depois desse tempo, fica muito mais fácil se distrair.

Por isso, o ideal é que você divida suas tarefas do dia a dia entre momentos de concentração e descanso.

Um método adotado e aprovado por muitas pessoas é a Técnica de Pomodoro. Esse é um sistema cíclico que treina seu cérebro para se concentrar em períodos curtos e intercalar com períodos de descanso.

Você pode programar um período de 25 minutos um aplicativo ou o temporizador do celular mesmo. Nesse tempo, você vai executar uma tarefa sem nenhuma interrupção. Em seguida, faça um intervalo de 5 minutos e depois volte para outro ciclo de 25 minutos.

A Técnica de Pomodoro garante que você seja sempre produtivo e com o tempo, ajuda a melhorar a atenção e concentração de forma inconsciente.

 

4.Desconecte-se

Sua capacidade de manter o foco está diretamente relacionada com a sua capacidade de eliminar as distrações.

Você é daqueles que pega o celular para atender uma ligação e quando percebe já está há uma hora olhando as atualizações dos seus amigos nas redes sociais e não fez tudo que precisava no trabalho?

Todos nós estamos propensos a isso. Por isso, enquanto estiver concentrado no trabalho, certifique de ficar longe do celular e se desconectar de todas essas distrações digitais.

Se for inevitável, principalmente se você trabalhar com empreendedorismo digital, por exemplo, tente se controlar ao máximo o que faz no celular.

 

Treine seu cérebro

Ninguém fica com o corpo sarado enquanto está no sofá assistindo televisão. Para isso é preciso ter uma rotina de exercícios físicos e levar uma vida saudável, não é verdade?

Com o seu cérebro funciona da mesma forma. Se você ficar envolvido com as distrações, nunca vai conseguir ter foco em suas prioridades.

A habilidade de manter o foco e se concentrar é algo que deve ser feito todos os dias com muito comprometimento. Fazendo as dicas práticas anteriores, você vai perceber que, gradualmente, seu cérebro consegue responder a esses estímulos com muito mais facilidade.

Esses exercícios podem ser feitos por qualquer pessoa que deseja aumentar sua produtividade, seja estudante, funcionário, empresário, MEI etc.

Espero que as dicas tenham sido úteis. Agora, quero saber qual sua maior dificuldade para manter o foco no empreendedorismo. Deixe nos comentários!

Compartilhar

Comentários

Quem sou eu?

fred-abrahao

Graduado em Direito pela UNIFRAN, o empresário abriu seu primeiro negócio aos 19 anos. Com o know-how e determinação de quem começou cedo no mundo dos negócios, em 2007 criou a Direito de Ouvir e em 2016, a Seu Gado, empresas inovadoras em seus segmentos no Brasil.

Leia mais...